Pesquisar este blog

domingo, 18 de dezembro de 2011

O que é o espírito natalino?

Vencemos, chegamos outra vez a mais um fim de ano, isto é, a mais um natal. Muitas conquistas, vitórias, dasafios superados, mais também perdas e alvos não alcançados.


Como usam dizer o "espírito natalino" já está presente. Mas, o que vem a ser este espírito natalino? Se algumas pessoas ainda estão presas à idéia de um natal comercial e se muitos nem mesmo se lembram de Deus ou do nascimento do Filho de Deus? Muitas são as famílias que chegam a esses dias com a mesa ou as mãos vazias e sem ao menos terem o que se alimentar, então, eu me questiono: que espírito natalino é este que não se permite perdoar, aproximar, amar, sossegar a alma, amar aos outros [...]? Que espírito natalino é este que me faz virar o ano com uma dívida de 60 parcelas e eu ainda me alegro com isto...?


Perdemos a simplicidade da criança que fomos, fechamos as mãos aos mais simples, negamos alimento aos famintos... e, nos entupimos de comida, ou melhor, comidas, bebidas! Muitas...


Que espírito natalino é este? Jesus Cristo sendo Deus, se apequenou vindo a ser homem para morrer e servir a humanidade, dando-as vida e vida eterna. Alguns, dentre nós, se engrandece querendo ser Deus ou qualquer coisa mais importante do que somos. É um paradoxo! Me pergunto às vezes se isto é real, moral, humano, ético...


Procurei uma imagem na internet refletisse a realidade do natal. Não achei, só vi imagens que os homens querem e gostam de ver...


Deus nos dê forças para continuarmos a fazermos as coisas certas: amar a Deus, a nós mesmos e ao próximo. Soli Deo Gloria.

Profº Francisco Neto

8 comentários:

  1. Feliz ano novo a você e toda a sua família e que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  2. Passando pra retribuir a visita...
    Ja estou seguindo!
    Beijão...
    Vanessa Menezes

    www.vidademulherprendada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O post conta unha serie de verdades en relación coa perda do sentido primixenio do Nadal.
    No pasado mes de Outono estiven na Turquía, a segunda terra santa, na última morada da Virxe en Éfeso,ou puiden ver na Capadocia i en Estambul, frescos dos primeiros tempos da cristiandade nos que se conta o plan da Salvación de Humanidade.
    Agora, no Nadal, estamos no cumio do plan de salvación. Non-o esquezamos. Pra eso estamos tamén a laborare nos nosos blogs, antre outras cousas.
    Deus convosco.
    Xesús.

    ResponderExcluir
  4. Hola.Francisco A.Netto.Muchas gracias por comentar mi articulo.sobre los martires cristianos en Nigeria,Al no poder dominar la hermosa lengua de Brasil,Me veo obligado a utilizar el castellano,Te deseo un buen 2012 y que la fuerza de tu fe te guie.

    ResponderExcluir
  5. Desejo um 2012 , cheio de felicidades e muitas almas ganhas para o reino dos céus . Que Deus conceda os desejos do teu coração .
    Cabe a todos nós educadores , conscientizarmos as nossas crianças do que é o Natal . Na escola onde trabalho procuramos conscientizarmos , e ensinarmos o verdadeiro significado do Natal aos pequeninos ... ensinar que a muitos anos atrás nasceu um homem que tambem era Deus , e que é tão importante que no dia do seu aniversário todos ganham presentes ... mas o maior de todos os presentes que ele nos deu foi a salvaçao . Hoje menos crianças veem o natal como somente presentes , ou papai noel como no primeiro dia em que perguntei o que é natal ? ou seja está em nossas mãos ensinar as crianças, para que quando adultos saibam o que é verdadeiramente o natal sem a força do capitalismo ...

    ResponderExcluir